TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
3871 palavras
16 páginas
Pontifícia Universidade Católica do ParanáEscola DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
Rafael Pereira
Jão Lucas
Nicole souza
transtorno obsessivo-compulsivo
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DEFINIÇÃO
Doença caracterizada pela persistência e recorrência de obsessões (pensamentos, frases, palavras, cenas ou impulsos, considerados inaceitáveis ou impróprios) que invadem a consciência do paciente, ocasionando desconforto ou medo. O individuo tenta ignorar, suprimir ou neutralizar tais obsessões mediante compulsões ou rituais.
Quem tem TOC, geralmente reconhece que tem pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos irracionais, mas não consegue controlar.
Por exemplo, uma pessoa pode verificar o fogão vinte vezes para certificar-se de que está realmente desligado, pode lavar as mãos várias vezes na ida ao banheiro, ou dar várias voltas ao quarteirão para se certificar que o barulho que ouviu durante a sua condução não tenha sido alguém que possa ter atropelado. ..
SINAIS E SINTOMAS
OBSESSÕES MAIS COMUNS
As obsessões mais comuns são as relacionadas com sujeira ou contaminação, as de simetria, as de armazenagem e os pensamentos de conteúdo magico, agressivo ou sexual. Para neutralizar tais obsessões, os pacientes podem desenvolver rituais diversos, como compulsão por lavagens excessivas, verificações ou repetições, compulsão por alinhamentos e por reter ou colecionar objetos inúteis. Podem desenvolver também rituais mentais (rezar, contar), bem como tentar anular suas obsessões com palavras ou frases.
Em uma amostra de cem pacientes foram constatados os seguintes dados:
- Preocupação com sujeira, contaminação, limpeza e doenças (55%);