Transtorno Folie Deux
Folie à deux (“loucura a dois”, em francês) é uma síndrome psiquiátrica muito rara na qual um sintoma de psicose é transmitido de um indivíduo para outro. Chamado pelo DSM-IV-TR (APA, 2002) de Transtorno Psicótico Compartilhado e no CID 10, o transtorno é chamado de Transtorno Psicótico Induzido (F24) e aparece como uma sub-categoria do Transtorno Esquizotípico (F20 a F29).
Causas
A idade de início da loucura a dois parece ser bastante variável. Porém, são pessoas de idade avançada mais vulneráveis a ela.
Embora seja visto com maior frequência em relacionamentos de apenas duas pessoas em relacionamentos de longa duração e resistentes a mudanças, o Transtorno Psicótico Compartilhado pode ocorrer entre um número maior de indivíduos, especialmente em situações familiares. Progressivamente, ambos passam a compartilhar um sistema delirante e tal situação tem por efeito reassegurar os parceiros quanto à legitimidade de suas idéias e a encorajar-lhes o desenvolvimento cada vez mais sistemático de suas concepções alienadas.
Sintomas
O transtorno costuma iniciar com uma diferença no poder e na influência dentro da dupla, sendo o “verdadeiro” psicótico de caráter enérgico e ativo. Progressivamente, ambos passam a compartilhar um sistema delirante e tal situação tem por efeito reassegurar os parceiros quanto à legitimidade de suas idéias e a encorajar-lhes o desenvolvimento cada vez mais sistemático de suas concepções alienadas.
O conteúdo das crenças delirantes compartilhadas pode depender do diagnóstico do caso primário e incluir delírios relativamente bizarros, delírios congruentes com humor ou delírios não-bizarros.
Diagnóstico
O diagnóstico de Transtorno Psicótico Compartilhado é feito apenas quando o delírio não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou de uma condição médica geral.
O diagnóstico diferencial raramente é um problema, uma vez que a história de estreita associação com o caso primário e a semelhança entre os