transportes
Os transportes ferroviários apareceram na Europa por volta do século XVIII e do século XIX.
O comboio a vapor é um meio de transporte terrestre que foi inventado na segunda metade do século XIX. Era constituído por uma locomotiva e diversas carruagens, que serviam para transportar mercadorias e pessoas que queriam viajar.
O aparecimento dos comboios foram muito importantes para as populações, porque as pessoas começaram a poder deslocar-se para outras regiões e para outros países mais rapidamente e com mais segurança. Por exemplo na agricultura os trabalhadores começaram a exportar melhor os produtos através dos transportes a vapor, o que era mais fácil de chegar os produtos aos consumidores e fez com que a produção aumentasse.
Com o crescimento das estações ferroviárias, houve várias aldeias e cidades que cresceram economicamente, com os postos de trabalho que se criaram e com o aumento de população que se criou devido a esse meio de transporte.
O transporte ferroviário é uma parte fundamental da cadeia logística que facilita as trocas comerciais e o crescimento económico. É um meio de transporte com uma elevada capacidade de carga e energeticamente eficiente, embora careça de flexibilidade e exija uma contínua aplicação de capital, está particularmente vocacionado para o transporte de cargas de baixo valor total, em grandes quantidades, entre uma origem e um destino, a grandes distâncias
Atualmente já não existem transportes a vapor, os transportes estão muito mais modernizados.
Bibliografia
http://www.infopedia.pt/$o-vapor-e-o-caminho-de-ferro-%28seculo-xix%29