transportes
O transporte é uma das principais funções logísticas. Representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações, e tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente, tornando-se uma preocupação contínua na redução de seus custos.
Dentre essas iniciativas destacam-se a integração entre os diversos modais de transporte (intermodalidade), e o surgimento de operadores logísticos, ou seja, de prestadores de serviços logísticos integrados, capazes de gerar economias de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.
A importância do transporte está na economia e na empresa, não somente no que se refere às características de custos e confiabilidade dos principais modais, mas também na sua adequação aos diferentes perfis de operação.
O principal objetivo do transporte é movimentar produtos de um local de origem até um determinado destino minimizando ao mesmo tempo os custos financeiros, temporais e ambientais. As despesas de perdas e danos também devem ser minimizadas. Ao mesmo tempo, a movimentação deve atender às expectativas de clientes em relação ao desempenho das entregas e à disponibilidade de informações relativas às cargas transportadoras.
O transporte esta intimamente ligado à administração de materiais. A escolha de um meio de transporte automaticamente influencia os níveis de estoque. Meio de transporte rápido, de toda confiança permite a existência de estoques menores do que o necessário, quando estes são mais vagarosos ou irregulares.
O departamento de transporte é responsável pelos problemas relacionados com a contratação de serviços de transporte, incluindo a escolha do meio e da transportadora, negociação de tarifas, acompanhamento e expedição, etc..
O transporte representa a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações e tem papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do Serviço ao Cliente. Do ponto de