Transportes
BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.
Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes: * corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo; * embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos; * sistema de pré-pagamento de tarifa; * veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas; * transferência entre rotas sem incidência de custo; * integração modal em estações e terminais; * programação e controle rigorosos da operação; * sinalização e informação ao usuário.
Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, os sistemas BRT têm se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. BRT é um conceito flexível, que pode ser configurado especialmente para o mercado a que serve e ao ambiente físico onde opera.
Um país ou uma cidade quando são escolhidos para promoverem um evento mundial de cunho esportivo têm a obrigação de apresentar eficácia em seus sistemas de transportes para que o público visitante possa encontrar toda comodidade (conforto, rapidez e segurança) em seus deslocamentos entre os locais onde serão realizadas provas e jogos.
Nesse raciocínio, o Brasil tem o imenso desafio para modificar uma imagem não condizente com a sua realidade, que na prática tem uma vasta experiência em produção de ônibus, atendendo a todos os segmentos desse modal, mas que não privilegia a adoção de sistemas eficientes capazes de atender altas demandas de