Transportes
Pág. 35 à 39.
Definindo o Seu Espaço
As pessoas freqüentemente gastam muito pouco tempo considerando o melhor ambiente para a negociação; ou se baseiam em regras que tornam a organização do tempo e do lugar difícil. Um exemplo é quando os dois lados acham que é necessário negociar em seus próprios escritórios, assim começar as atividades é impossível.
Negociando em seu território
Normalmente seu escritório apresenta uma vantagem poderosa, já que ele representa o seu território. Lá é sua base operacional e você tem todas as informações necessárias em mãos, possui uma equipe de suporte e seu grau de conforto ficará no nível mais alto neste ambiente.
Mas cuidado, a negociação no próprio território nem sempre é a melhor opção. Às vezes marcar uma reunião no escritório da outra parte é melhor pra você. Se o seu oponente sempre reclama por ter esquecido algum documento, negociar na empresa dele pode ser pode evitar esta desculpa específica.
Visitar o escritório da outra pessoa sempre lhe proporciona muita informação sobre seu oponente. As informações que você coleta ao visitar o escritório da outra pessoa lhe permitem conhecê-la melhor. E quanto mais você conhecer e entender a outra pessoa, mais fácil será seu relacionamento com ela.
Como nunca é possível saber muito sobre a pessoa que você está enfrentando em uma negociação, a consideração mais importante é estar no lugar, física e mentalmente, onde você possa prestar atenção. Se não conseguir se concentrar no que a outra pessoa está falando, você não conseguirá negociar.
Sentando-se com propósito
A disposição dos acentos pode parecer uma questão boba caso você nunca tenha pensado sobre isso. Definitivamente não despreze esta questão, apesar de um grande número de pessoas ainda não lhe dar nenhuma importância. Onde você se senta durante uma negociação pode causar um grande impacto no seu desempenho.
Eis algumas dicas sobre este tema:
• Sente-se próximo à