Rerefino de óleo
RE-REFINO DE ÓLEO NO BRASIL
AMERICANA - SP
2011
Re-refino no Brasil: A reciclagem de óleos usados
A reciclagem de resíduos pode envolver processos variados, gerando fontes de matérias-primas para outros produtos ou fontes energéticas.
Para termos uma noção do tamanho do sofrimento do meio ambiente, apenas um litro de óleo lubrificante usado contamina a potabilidade de 1 milhão de litros de água e criam uma película que impede a aeração de mil metros quadrados da superfície de um corpo de água, causando sérios danos à fauna e à flora aquática.
O remanejo ambiental de óleos usados, assim como de outros resíduos perigosos, deve partir do pressuposto de que é imperativo reciclar tudo o que seja possível e, somente se comprovada a impossibilidade de fazê-lo, o resíduo deve ser eliminado por queima ou incineração.
Da perspectiva do interesse social, comunitário e ambiental, a re-refinação demonstra ter viabilidade econômica, com objetivo de:
1) Reduzir a contaminação ambiental;
2) Aumentar a vida útil das reservas naturais de petróleo com a conseguinte economia de matérias primas escassas;
3) Reduzir o consumo de energia (no processo de reciclagem, o consumo é cerca de 15% do consumo de energia na produção primária);
4) Trazer economia de divisas com a diminuição das importações;
5) Gerar impostos e empregos com materiais aparentemente inservíveis;
6) Contribuir com a diminuição do gasto público para a capacitação e eliminação de materiais contaminantes, recursos que podem ser destinados a outros fins.
Reciclagem e Reutilização
As formas de reciclagem mais utilizadas são: a energética, a química, a mecânica e a reutilização industrial. A reciclagem energética é feita a partir de uma instalação de combustão de resíduos, gerando um produto, a energia (eletricidade e calefação), podendo ser vendido ou reutilizado para abastecer processos. Um exemplo deste processo é a reciclagem de pneus.
A