resumo de gestão ambiental
Revista Brasileira de Energia
Vol. 12 | nº 1
Sistema de gestão ambiental para empresas do setor elétrico da Amazônia ocidental como instrumento de redução de custos
Josefran Martins da Silva
Hoje a questão ambiental é pauta em qualquer organização onde a sua relevância faz com que estas empresas busquem a responsabilidade e a eficiência ambiental para a redução de custos, trazendo a possibilidade de recursos financeiros, diferentemente do final da década de 80 onde estes recursos eram liberados sem grandes exigências.
Atualmente os custos ambientais devem estar atrelados ao montante final financiado e para que elas avaliem estes impactos é necessáriaà implantação de um sistema de gestão ambiental, junto com o ciclo PDCA (planejar,fazer,verificar e analisar).
Para realizar este estudo, o autor utilizou a usina termelétrica de Lábrea como exemplo, onde fez pesquisas de campo com o objetivo de retratar os processos, e os impactos ocasionados traduzindo em valores os custos e a sua destinação. Os levantamentos foram feitos conforme determina a resolução CONAMA 6/88 (caracterização, estado, classificação, quantidade e destino do resíduo). Na segunda parte foi efetuado todo o levantamento contábil.
O processo de gestão ambiental faz com que as empresas identifiquem os impactos ambientais nos seus processos, porém o sucesso desta gestão depende da alta gerência e do envolvimento de todas as estruturas da organização. Na implantação deste processo é necessário um conjunto de ações que permitam verificar se houve uma diminuição ou a eliminação dos impactos ao meio ambiente. Este conjunto deve ter as etapas de entrada e saída do processo.
Tabela1 – Matriz de identificação de resíduos gerados
Entrada (input)
Saída (output)
Produto Indesejado
Matéria-Prima
Produto ou Serviço
Resíduos
Ex: Óleo lubrificante novo
Energia Elétrica
Óleo Lubrificante
Ex: Óleo diesel
Energia Elétrica
Borra oleosa dos tanques