transportes nas plantas
Qualquer
que
seja
a
forma
como
os
seres
vivos
obtêm
a
matéria
(heterotrofia/autotrofia) necessitam de a distribuir pelas células, para garantir a sobrevivência organismo.
O
transporte de do substâncias varia consoante a complexidade dos seres vivos:
Seres Vivos
Complexidade dos seres
Unicelular/pluricelular simples Multicelulares mais complexos Transporte célula a
Sistemas de transporte célula • Nos seres unicelulares ou pluricelulares simples, todas as células estão próximas umas das outras e do meio externo. Desta forma, é possível o transporte de matéria entre as células e entre estas e o meio, uma vez que as distâncias são pequenas, garantindo, assim, a eficiência necessária. Nesta situação o transporte é efectuado por difusão, transporte activo, exocitose e endocitose.
• Nos seres vivos multicelulares mais complexos a maioria das células estão muito afastadas umas das outras e das superfícies onde se efectuam as trocas com o meio externo.
Neste caso o transporte célula a célula seria, notoriamente, ineficiente (demoraria muito tempo). Por isso são necessários sistemas de transporte especializados que assegurem o transporte eficiente.
Transporte nas Plantas
As plantas resultaram da evolução das algas verdes (partilham características comuns: substância de reserva amido, possuem clorofila a e b e paredes celulares de composição celulósica).
A adaptação das plantas ao meio terrestre passou pela aquisição de características que impediam a perda de água ou um maior aproveitamento desta, isto porque a secura do ar e o acesso à água constituem dificuldades para os seres fotossintéticos .
• aquisição de cutícula, impede a perda de água por evaporação; • aquisição de estomas nas folhas (controle das trocas gasosas); • aquisição de sementes, que protegem o embrião da dissecação e o nutrem;
• aquisição de um sistema de tecidos condutores (feixes vasculares) que lhe permitiu uma maior absorção de água e de sais minerais e o seu