Relatorio Equilibrio
Existem reações químicas que ocorrem de maneira completa, tais reações, são denominadas reações irreversíveis, estas se procedem até que um dos reagentes seja completamente consumido formando um produto. Tem-se como um exemplo de reação irreversível a reação de combustão.
Distintamente das reações caracterizadas anteriormente, existem as reações que ocorrem tanto na forma direta quanto na forma inversa e são representadas por uma dupla seta. Tais reações são denominadas reações reversíveis. O equilíbrio químico pode ser observado somente em reações do tipo reversíveis e em sistema fechado.
Entretanto, o objetivo do experimento é compreender o princípio de Le Chatelier. A divisão das reações em dois tipos, reversíveis e irreversíveis, é, na verdade, uma divisão prática, pois,na teoria, todas as equações de reações apresentam um caráter reversível, ou seja, todas elas ocorrem, tanto no sentido dos produtos como no sentido dos reagentes.
Observando-se uma equação reversível, é possível perceber que quando a velocidade da reação direta iguala-se à velocidade da reação inversa, tem-se um equilíbrio químico. [1]
Como dito anteriormente, para que o estado de equilíbrio possa ser atingido, é necessário que o sistema esteja fechado e sua temperatura seja constante. [2]
Considerando-se a equação genérica + ↔ + , é possível representar graficamente, a condição de equilíbrio em função da velocidade: Figura 1.
Observa-se que inicialmente, a velocidade dos reagentes é máxima e a dos produtos aumenta com o passar do tempo, desta forma, no ponto em que as duas velocidades igualam-se o sistema atinge o equilíbrio químico, mas a reação continua processando-se.
Pode-se calcular a velocidade de uma reação através da razão do módulo da variação de concentração e o tempo: [3]
A partir da análise da equação 01, conclui-se que, quanto maior a concentração, maior será a