Transporte nas Plantas
Evolução das plantas
As plantas avasculares (também chamadas de atraqueófitos) são plantas que não possuem vasos de transporte. Algas e Briófitas são exemplos de plantas avasculares.
As plantas vasculares podem não ter sementes, pertencendo ao grupo das Pteridófitas.
Outras plantas vasculares são as que possuem sementes que pertencem ao grupo das Espermatófitas. Caso estas plantas não possuem frutos (são geralmente plantas de grande porte) fazem parte do grupo das Gimnospermas. As que têm frutos e nesse caso possuem flores representam o grupo das Angiospérmicas.
Transporte nas plantas
As plantas vaculares têm tecidos especializados no transporte, os quais são chamados de tecidos condutores. Esses tecidos são o Xilema e o Floema. Estes tecidos têm o objetivo de que todas as células recebam os nutrientes necessários e libertem os produtos resultantes do seu metabolismo. O movimento da água e desses nutrientes no interior da planta através destes tecidos denomina-se translocação.
Xilema
O Xilema é um sistema contínuo de vasos que se estende desde a raiz até às folhas. É nele que ocorre o transporte de seiva xilémica constituída por água e sais minerais.
O Xilema é constituído por quatro tipos de células: - Os tracóides que são células longas e de extremidades afiladas; - Os elementos de vasos que são células vasculares com um diâmetro superior ao dos tracóides e resultam de células mortas que perderam as paredes transversais e cujas paredes laterais apresentam