Transporte
Resende
Julho/2012
AGRADECIMENTO
RESUMO Esse hardware é um dos mais queridos entre todos os usuários, quando usamos um notebook e utilizamos o touchpad (almofada de toque) de quem sentimos falta imediatamente? Pois é, sempre temos em nossa lembrança aquele pequeno periférico, mas não se enganem, nem sempre o mouse foi tão querido assim, quando inventado foi por muitas vezes chamado de inútil.
Em 9 de dezembro de 1968 o mouse foi apresentado ao mundo pelo inventor Douglas Engelbart. Chamado inicialmente de XY Position Indicator for a Display System, seu modelo consistia em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. Infelizmente, durante os 15 primeiros anos, devido aos computadores daquela época não possuírem interfaces gráficas como as “janelas” e nem os editores de textos terem o cursor de tela, essa invenção ficou sem muita utilidade.
Em 1983 a empresa Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador na tela, tornando-se um dispositivo integrado nos computadores desde então, sendo que com o surgimento do Windows da Microsoft era impossível navegar sem a utilização de um mouse. Nesta época, o criador Douglas vendeu patente do mouse ‘XY Position Indicador’ por 10.000 milhões de colares, sendo que se o mesmo não tivesse realizado a venda de sua patente em relação ao mouse, teria faturado mais de milhões.
No ano de 1997, mais precisamente em 10 de abril Doiuglas Engelbart recebeu o prêmio Lemelson-MIT de 500 mil dólares, sendo este um dos principais prêmios do mundo para inventores que acontece em Washington. Nestas mais de três décadas de existência, o mouse sofreu inúmeras modificações, como a adição de uma esfera, a invenção do Trackball, surgimento do mouse sem fio, criação do botão Scrool, mouse óptico, enfim, até chegarmos nos dispoitivos que temos hoje.
Atualmente existem diversos tipos e formatos de mouses que com o tempo vieram sendo