Pesquisa operacional ii
Geração de Números Aleatórios
DISCIPLINA: Pesquisa Operacional II
PROFESSOR(A): Ana
ALUNO: Ricardo
Lauro de Freitas
06/2012
Geração de Números Aleatórios
Também conhecido como gerador de número pseudo-aleatório é um algoritmo que gera uma seqüência de números, os quais são aproximadamente independentes um dos outros. A saída da maioria dos geradores de números aleatórios não é verdadeiramente aleatória; ela somente aproxima algumas das propriedades dos números aleatórios. Como se usa o computador para fazer a simulação, precisamos de métodos rápidos e eficientes para gerá-los. Enquanto números verdadeiramente aleatórios podem ser gerados usando hardware para geração de número aleatório, números pseudo-aleatórios são uma parte crítica da computação moderna, da criptografia até o método de Monte Carlo passando por sistemas de simulação. Uma cuidadosa análise matemática é necessária para assegurar que a geração dos números seja suficientemente "aleatória".
Características
Um gerador de números aleatórios deveria possuir todas as características abaixo:
Uniformidade - os números gerados devem seguir uma distribuição uniforme, pois números aleatórios de verdade seguem essa distribuição.
Estatisticamente independente - o valor de um número na seqüência não deve afetar o valor do próximo (na prática a maioria dos geradores usa seqüências recursivas, então há essa dependência dos valores anteriores, mas isso não é estatisticamente significativo, daí o destaque para independência estatística).
Não pode se repetir – números aleatórios são baseados no uso de fórmulas determinísticas precisas. A quantidade de números gerados até a seqüência começar a se repetir é chamada de Período. Para propósitos práticos o período deve ser no mínimo, grande o suficiente para não se repetir durante uma simulação.
Geração com alta Velocidade e ocupando menos espaço