Trabalho de Pesquisa Operacional II - Problema de Rede da Exportação de Grão de Soja pelos Principais Portos Brasileiros
Problema de Rede da Exportação de Grãos de
Soja pelos Principais Portos Brasileiros
Aluno: Vinicius Costa do Carmo e Silva
7563022
Descrição
- No ano de 2013, a safra de Soja brasileira bateu um novo recorde de exportação de grãos. - Dados da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), divulgados no mês de janeiro, a colheita de grãos chegará a 196,67 toneladas.
- Entretanto: Problemas de Logística
- É grande a possibilidade de se ocorrerem filas e filas de caminhões aglomerados nas entradas dos portos brasileiros, depois de enfrentarem milhares de kilômetros de estradas mal conservadas e perigosas.
- Também no ano passado, a variável clima entrou em ação, a ocorrência de dias seguidos de chuvas fortes nas regiões portuárias de Santos (SP) e Paranaguá (PR) afetaram o embarque de grãos.
- Um dos problemas consequentes desse caos logístico foi o cancelamento da compra de mais de 2 milhões de toneladas pelos chineses, de longe, o maior cliente de grãos de soja da Brasil (aproximadamente 75% do volume exportado).
O Problema
O problema foi formulado com base nos dados da ANEC (Associação
Nacional dos Exportadores de Cereais), formulando qual seria o melhor distribuição para minimizar o custo no transporte das exportações, tendo como centros de Distribuição os maiores portos tupiniquins: Santos (SP),
Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e São Francisco do Sul (SC).
Os importadores serão os quatro maiores compradores de grãos de soja: China, Espanha, Holanda (Países Baixos) e Thailândia.
Números
Exportadores / Fluxo Líquido (em milhares de toneladas):
1) Santos(SP): -12.890
2) Paranaguá(PR): -7.700
3) Rio Grande(RS): -8.200
4) São Francisco do Sul(SC): -4.000
5) São Luís(MA): -2.900
Importadores / Fluxo Líquido (em milhares de toneladas):
6) China: +32.200
7) Espanha: +1.960
8) Holanda: +1.580
9) Tailândia: +1.060
Rede
Resolução
Fontes
http://www.anec.com.br/estatisticas