Transporte urbano
Transporte urbano está diretamente ligado ao planejamento e a questão econômica de uma cidade. A falta de investimentos em mobilidade urbana é assustadora, difícil pensar que grandes metrópoles do nosso país sejam tão mal estruturadas. O crescimento dessas cidades, a concentração de grandes massas, o incentivo público para a compra de automóveis e a falta de investimentos públicos em transporte, todos esses fatores geram a situação atual do nosso país quando o assunto é transporte urbano.
Conceito de transporte urbano
O deslocamento de pessoas dentro de uma cidade é denominado transporte urbano. O transporte dessas pessoas pode ser por meio de trens, ônibus, metrôs, bicicletas, carros, motos e entre outros.
Dentro do transporte urbano contamos com o transporte público, onde milhões de pessoas no Brasil utilizam todos os dias. Esse meio de transporte é um método rápido, barato, menos poluente e eficaz. É de responsabilidade política e a empresa prestadora de serviço deve cumprir normas que respeitem o usuário.
No Brasil, na maioria das vezes, não apresenta as inúmeras vantagens que este sistema deveria apresentar, encontramos meios de transportes mal cuidados, sem segurança, superlotados e com altas tarifas.
Tipos de transportes
Atualmente os meios de transportes disponíveis para a nossa locomoção são muitos, em que vem causando grandes transtornos no trânsito brasileiro devido ao excesso de automóveis e ao desrespeito no transito. Os meios transportes são diversos e nem todos tem a possibilidade de ter acesso ao um meio particular e em função disso foi criado os transportes públicos, em que toda a sociedade poderia utilizá-los para se deslocarem de um ponto a outro. Entre os principais meios de transportes no Brasil estão os veículos motorizados, bicicleta, motocicleta e transporte público.
Vantagens e desvantagens do transporte público
As vantagens e