Transporte transmembrana
Para maioria das substancia,existe uma relações direta entre sua solubilidade nos lipídios e sua capacidade de penetração nas células.De modo geral,os compostos hidrofóbicos,solúveis nos lipídios,como os ácidos graxos,hormônios esteróides e anestésicos,atravessam facilmente a membrana.Já as substancias hidrofílicas,insolúveis nos lipídios,penetram nas células com mais dificuldades,dependendo do tamanho da molécula e, também,de suas características químicas.A configuração molecular poderá permitir que a substancia seja transportada por intermédio de um dos mecanismos especiais desenvolvidos durante a evolução,como o transporte ativo e a difusão facilitada.
Mesmo nas membranas não biológicas, como as de plástico ou celulose, há moléculas que as conseguem atravessar, em determinadas condições. Dependendo das propriedades da membrana e das moléculas (ou átomos ou íons) em presença, o transporte através das membranas classifica-se em: * Transporte passivo – quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração (do meio hipertónico para o meio hipotónico). * Transporte ativo – quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio hipotónico para o hipertónico.
O transporte através das membranas pode ainda ser classificado em mediado, envolve permeases (transporte ativo e difusão facilitada), e não-mediado (difusão directa).
Transporte passivo
O interior das células – o citoplasma – é basicamente uma solução aquosa de sais e substâncias orgânicas. O transporte passivo de substâncias na célula pode ser realizado através de difusão ou por osmose.
A difusão se dá quando a concentração interna de certa substância