transporte publico
Histórico:
Em 1955, foi criado o transporte público no Brasil.Nessa época a cidade possuía 50 ônibus e 80 lotações.
Em 1978, foram criados os semáforos que deixaram o trânsito mais organizado. Um ano depois os ônibus tornaram-se interbairros, o que significa que possuíam seus bairros ligados um ao outroEm 1988, começaram a ser usados vales-transportes e apenas em 2002 surgiu um cartão eletromagnético,o conhecido bilhete único usado até os dias atuais.
Em 2006 surgiu os motores Euro III, que eram menos poluentes
Em 2009 é criada mais uma linha de metrô, a linha verdeEm 2012 foi criado o centro operacional, onde profissionais da área tinham contato direto com os passageiros.
Ministro:
Tudo isso foi idealizado pelo Ministério do transporte dirigido por César Borges, que está no cargo até hoje e exerce cargos políticos à 27 anos.
Foi ele que levou a empresa automobilística Ford para a Bahia, lugar onde exercia cargo de governador antes de ser ministro filiado ao PFL (partido da frente liberal) juntamente com Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.
Os Transportes- porcentagem: Os transportes coletivos são vans, ônibus, barcos, trens e metrôs. Mas somente os ônibus, trens e metros que são transportes públicos. Apenas 38% dos municípios brasileiros possuem ônibus, que são apenas os municípios com mais de 500 mil habitantes.Onde não há ônibus é muito utilizado vans que representa 67,7% dos municípios, e dependendo deste, é utilizado, barcos. Trens abrangem apenas 2,5% dos municípios, enquanto o metrô está presente apenas no RJ, SP e DF.
Metas:
Para aumentar a qualidade e quantidade desses meios de transporte, foram criadas algumas metas com o intuito de serem aplicadas até 2016.
Entre elas algumas como:
Meta 74 – Projetar, licitar, licenciar, garantir a fonte de financiamento e construir 150 km de corredores de ônibusMeta 79 – Modernizar a rede semafórica;Meta 82 – Projetar,