transporte publico
Introdução
O transporte coletivo exerce papel importante na atual configuração dos deslocamentos urbanos como meio de transporte que propicia a interligação entre as diversas regiões da cidade de Porto Alegre, constituindo-se numa alternativa para a redução de graves problemas encontrados na cidade, tais como: congestionamentos, acidentes de trânsito e impactos ambientais.
No atual momento da cidade de Porto Alegre temos um movimento intenso de pessoas e automóveis, sendo diversos os motivos para justificativa dos deslocamentos: trabalho, estudo, compras, saúde, lazer e outras finalidades. A escolha do meio de transporte utilizado leva em conta fatores geográficos, fatores econômicos e qualidade do serviço prestado.
O transporte coletivo tem importância fundamental dentro do contexto geral quando nos referimentos em meio de locomoção urbana, sendo essencial para a população de baixa renda e ao mesmo tempo serve como uma alternativa a ser utilizada como estratégia para a redução das viagens por automóvel, contribuindo para a redução dos congestionamentos, da poluição ambiental, dos acidentes de trânsito e do consumo de combustível.
Caracteriza a relevância do transporte coletivo em níveis sociais, econômicos e ambientais é necessário um analise sobre os padrões de qualidade apresentados por este serviço essencial a população, os quais devem apresentar avaliações satisfatórias para que o usuário tenha um serviço que adenda as suas necessidades.
O sistema de transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre transporta diariamente, em média, cerca de 1,2 milhão de passageiros nos dias úteis. Destes, cerca de 32% são isentos. Para transportar esta demanda de passageiros é necessário 1.701 ônibus, distribuídos nos quatro consórcios operacionais, que operam as bacias geográficas da zona sul, leste, sudeste, norte e centro da cidade. Esta frota conta, em média com 396 ônibus refrigerados com ar-condicionado, 996 ônibus