TRANSPORTE PUBLICO NO BRASIL
PORTO ALEGRE
2014
NOME – VANESSA ALVES DA SIVA
PROFESSORA – PATRICIA LAZZAROTTI GARCIA
QUAL A RELAÇÃO DA ECONOMIA COM O TRANSPORTE PÚBLICO:
As condições do transporte coletivo vêm sendo questionadas cada vez mais, sem soluções operacionais ou de acessibilidade para acompanhar o crescimento das cidades, o transporte público continua em crise.
Hoje em dia já se encontra em situação alerta para os órgãos responsáveis pela administração vigente no setor de transporte público. A demora no deslocamento, os longos congestionamentos e a falta de acesso ao transporte são problemas diretamente decorrentes do atual modelo de mobilidade adotado.
Se a frota de ônibus fosse aumentada com certeza a poluição seria bem menor e com isso diminuiria o volume de carros nas ruas o que facilitaria o transito urbano, na minha opinião é um absurdo as pessoas se manifestarem em prol ao meio ambiente ao mesmo tempo circularem sozinhas em um automóvel em quanto pode-se levar até 5 ou mais pessoas.
Acho discrepante as pessoas de baixa renda andar em automóveis particulares no Brasil, quando nos países europeus pessoas de classes altas preferem andar no transporte coletivo devido a eficiência dos mesmos ou quando não andam de bicicletas.
E sem contar que as administrações das empresas de ônibus urbanos andam um descaso devido ao mau treinamento dos funcionários e má condições nos transportes o que tem gerado muito vandalismo em protesto as má condições.
Quem sabe se deixassem de gastar com estádios para copa e direcionassem estes subsídios para transporte, educação e saúde com certeza o povo brasileiro estaria mais satisfeito gerando menos protestos e estariam mais satisfeitos com o seu pais