trabalhos
TECNOLOGO EM DESIGN GRÁFICO
LOGOTIPO DO GOOGLE
Rafa Igor
Maria de Sousa
4º Semestre
BRASÍLIA
2014
Uma das marcas mais famosas do mundo, Google seria originalmente chamada de Googol caso uma falha de comunicação não mudasse os planos de seus criadores.
É que em 1996, quando os então estudantes da Universidade de Stanford Sergey Brin e Larry Page finalizaram um projeto e foram receber o pagamento, foram questionados sobre a ordem para a qual o cheque de 100 mil dólares deveria ser passado.
Brin e Page disseram que estavam pensando no nome “Googol”, inventado por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros.
Por ignorância, porém, o empresário que faria o pagamento escreveu “Google”. Os estudantes gostaram.
Uma referência à origem do nome ainda pode ser vista no rodapé do site, em que o marcador de páginas de resultados é representado por um "G" seguido de vários “o”.
Foi o próprio Sergey Brin, um dos fundadores, quem desenhou o primeiro símbolo do Google pelo computador em 1998. A primeira letra era verde – tornou-se azul no mesmo ano, quando também foi acrescentado um ponto de exclamação inspirado no Yahoo!. Em 1999, a professora brasileira Ruth Kedar, da Universidade de Stanford, desenhou a marca que seria usada até hoje.
Ruth Kedar, que trabalha com designer gráfico, contou suas intenções que levaram a desenhar com cores primárias e fonte Catull a marca Google. Kedar foi uma amiga mútua dos co-fundadores, Larry Page e Sergey Brin, quando se conheceram na Universidade de Stanford, onde ela trabalhava como professora assistente.
No processo, Ruth utilizava uma grande quantidade de símbolos: a partir de um padrão que sugere o infinito e simbolizam o poder da pesquisa para transgredir culturas, a partir de um mero jogo de lupa. “Ao