Transporte intermodal
RESUMO
Este artigo se propõe a discorrer sobre cada um dos meios de transportes, a fim de apresentar prós e contras desses tipos de modais disponíveis atualmente. Existem quatro tipos de modais de transporte, são eles: ferroviário, aéreo, hidroviário, rodoviário. Serão apresentadas vantagens e desvantagens, quais possuem custos mais altos e também menores, suas facilidades e dificuldades.
Palavras-chave: Modais, intermodalidade, vantagens, desvantagens.
Transporte Intermodal
O transporte intermodal trata da utilização conjunta de mais de um modal onde são usados documentos fiscais individuais para cada tipo de modal.
Historicamente, o significado do transporte intermodal foi simplesmente a transferência de mercadorias entre diversos modais. Hoje, o conceito implica toda uma visão de sistema relativo à Cadeia de Suprimento, de maneira a reduzir e se possível eliminar, as interrupções no movimento contínuo de cargas e equipamentos de transporte desde o ponto de origem ao local de destino. Num mundo sem fronteiras, entregar o produto certo na hora certa com o menor custo é vital para a competitividade. Tudo Isso, visando eliminar atividades que não agreguem valor ao consumidor final. Afinal, os custos de transporte podem ser representados por uma equação bem simples: a velocidade encarece; a redução das interrupções barateia.
O intermodalismo, portanto, é uma forma integradora do canal de distribuição, destinada a fazer com que o custo básico seja menor que a soma dos custos de cada serviço em separado. À medida que cresce o valor das mercadorias no mercado, mais relevante é o papel da Cadeia de Suprimento. A cada dia, mais o meio empresarial busca conhecer melhor a dinâmica desse processo. Toda a cadeia trabalha integrada e em parceria, analisando as preferências do consumidor e atuando de forma a atender integralmente suas necessidades. O empresário pode definir a melhor estratégia de distribuição