Transporte dos fluidos
1. OBJETIVO
Este trabalho foi realizado com o intuito de construir a curva do sistema de uma tubulação de cobre, da linha 01 do Laboratório de Mecânica dos Fluidos. O objetivo do experimento é, após o desenvolvimento desta curva, posicioná-la sobre a curva característica da bomba já determinada experimentalmente, para que seja possível determinar seu ponto de operação.
2. INTRODUÇÃO
A vazão necessária para o funcionamento ideal de um sistema pode ser determinada a partir da sua curva, a qual é basicamente a relação entre a sua altura manométrica e a vazão do fluido utilizado. Sua construção consiste em variar a freqüência do motor, em uma mesma posição de válvula, mudando conseqüentemente a vazão.
Cada vazão resulta em valores distintos para o número de Reynolds, perda de carga na linha e conseqüentemente altura manométrica.
A escolha da vazão para o ponto de operação se dá no cruzamento entre a curva do sistema e a curva característica da bomba presente nesse sistema.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Como já dito anteriormente, a curva do sistema relaciona a altura manométrica com a vazão, numa mesma tubulação. Esta curva apresenta um comportamento crescente, como pode ser observado na figura 1 abaixo, ou seja, à medida que a vazão aumenta o valor da altura manométrica também.
Figura 1. Curva do Sistema
A altura de projeto corresponde à quantidade de energia necessária para que o fluido seja transportado pela linha e é calculada através do balanço de energia mecânica ou equação de Bernoulli (Equação 1), mostrada abaixo:
(Equação 1)
Onde:
HPROJETO = Altura de Projeto
ΔP = Variação de Pressão ρ = Densidade do Fluido v = Velocidade =
Q = Vazão do Fluido
A = Área de Escoamento =
D = Diâmetro da Tubulação
Δv2 = Variação de Velocidade
Δz = Variação de Altura lwf = Perda de Carga A carga fornecida ao fluido por meio da bomba representa a energia potencial, cinética e todas as