Transporte de vento no quadrilátero paulista
Antes de propor idéias que possam ajudar a solucionar essa situação gostaria de reforçar algumas observações apontadas na matéria que nos foi apresentada.
*Entre os caminhões que fazem o trajeto de volta vazios,alguns são pelo fato de transportarem apenas um tipo de carga,exemplo dos caminhões de combustível e de açúcar.
*A região do quadrilátero paulista.
Com relação ao transporte de açúcar seria interessante o investimento do governo em maior estrutura do setor ferroviário.A região é uma das mais importantes na produção de açúcar e álcool.O açúcar poderia muito bem ser transportado pelo meio ferroviário,não fosse o fato de que a produção de açúcar é bem maior do que a infra-estrutura oferecida.
A maior parte do açúcar produzido no país é destinada a exportação,então,seria importante haver uma interligação ferroviária bem estruturada entre as cidades que são grandes produtoras de açúcar e o porto de santos.
O investimento no setor ferroviário para estes fins e a utilização de oleodutos no transporte de combustíveis contribuiriam grandemente para a redução de gases nocivos a atmosfera que são lançados pelos caminhões.
Para o transporte das demais cargas,uma boa opção seria a parceria com empresas de transportes estabelecidas nas regiões que fazem parte do trajeto final da carga de entrega,colocando alguém na responsabilidade de fazer os contatos em busca de parcerias ou a abertura de filiais ,conforme a disponibilidade financeira.
Seria necessário um bom planejamento para se fazer o recebimento e estocar a carga,e deixá-las prontas para serem carregadas,criando um ciclo em que o caminhão leve a carga de uma região A para uma região B e volte transportando de B para A.
Um ponto importante a ser visto é o fato de que a região do quadrilátero paulista é uma das mais desenvolvidas do país em diversos setores(automotivo,agrícola,financeiro,têxtil...)o que é uma