Transporte de Gás Natural
Transporte de Gás Natural
1. Introdução
O gás natural (GN) é um combustível fóssil que se apresenta em seu estado gasoso nas condições normais ambientes de temperatura e pressão (CNATP). Este gás é extraído de reservatórios localizados em mar aberto ou mesmo em terra, sua utilização, comercial ou industrial, se faz vantajosa por seu bom aproveitamento térmico e fácil transporte. A formação deste gás se dá pela decomposição de matéria orgânica por microorganismos anaeróbicos e seu componente principal é o metano (CH4). O gás natural é composto por várias frações de outros gases, que posteriormente serão separados de acordo com sua densidade e classificados pela quantidade de carbonos de sua cadeia.
Após a extração e fracionamento do GN ele é transportado até os centros de distribuição do mesmo através de gasodutos (tubulações metálicas de longo comprimento e medidas controladas, enterrados a um metro da superfície terrestre e cobertos por camadas de solo e asfalto). O dimensionamento de um gasoduto é determinado pela capacidade de produção diária desejada. As frações utilizadas para consumo industrial e em pequena escala são armazenados e distribuídos em garrafas ou botijões próprios, pois estes recipientes são projetados para suportar altas pressões.
O detalhamento do comprimento, espessura, diâmetro e ângulos depende também do tipo de terreno onde o gasoduto será instalado. O sistema deve se adequar às condições de relevo, curvas, declives e ainda levar em consideração as condições climáticas da região.
Os controles necessários a esse sistema são realizados ao longo do gasoduto e em pontos anteriormente determinados e classificados.
O Gás natural, para ser transportado da origem