Transporte de cargas dentro de uma empresa
1. INTRODUÇÃO
A movimentação de materiais nunca apareceu destacadamente até a 2ª guerra, quando a pequena mão de obra masculina forçou a indústria a encontrar um meio de movimentação de cargas pesadas
Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseado, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros.
Faremos um pouco sobre os principais equipamentos utilizados na movimentação de materiais dentro de um armazém, explicando a utilização de cada um, ressaltando suas vantagens e desvantagens.
1.1 CONCEITO E EVOLUÇÃO
O assunto abordado neste trabalho está diretamente relacionado ao tema logística que, por sua vez, deve ser compreendido de forma clara e objetiva, a fim de facilitar uma melhor compreensão dos objetivos propostos.
Para tanto, apresentaremos definições de logística na visão de autores que desenvolveram trabalhos sobre o tema:
Christopher (1999, p. 2) refere-se ao conceito de logística da seguinte forma: A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo. Fleury (2000, p. 27) apresenta a logística como um verdadeiro paradoxo. É, ao mesmo tempo, uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos. Desde que o homem abandonou a economia extrativista, e deu