Transporte Aquavi rio de Cargas
Transporte Aquaviário de Cargas – hidroviário e lacustre
O Brasil tem potencial de navegabilidade em águas superficiais flúvio-lacustres em cerca de 63.000 km, segundo a ANTAQ – Agência Nacional deTransportes Aquaviários.
Isso quer dizer que o transporte aquaviário, no cenário brasileiro, tem grandes possibilidades de expansão, apesar da construção de hidrelétricas ter afetado anavegabilidade em rios e lagos, como apontado por Celso Hara (2009, p. 73).
Estamos falando da navegação fluvial, isto é, da navegação praticada em rios, que, em geral, ocorre dentro do país ou do continente.
Introdução
Temos como objetivo neste trabalho, evidenciar as diferenças entre os tipos de modais de transportes e suas características em comum, de formasemelhante a produtividade vem da utilização de equipamentos de transporte, da prestação de serviços, do desenvolvimento de aplicativos e técnicas modernas de cargas e descargas, da implantação deunidades operacionais, de ferramentas de logística e aplicação de conhecimentos referentes aos processos de gestão de cada modal escolhido conforme a necessidade.
Podemos citar 05 modais detransportes, a importância de cada modal, são medidas em km do sistema, volume de tráfego, receita e natureza de cada modal, características para cada modal quanto à velocidade, disponibilidade,confiabilidade, capacidade e frequência.
Estratégias de Melhoria adotadas
• Utilização de técnicas modernas de cargas e descargas com equipamentos apropriados.
• Fechamento de acordos operacionais eparcerias.
• Utilização de ferramentas de logística.
• O TRANSPORTE INTERMODAL1
Transportar significa mover pessoas e/ou mercadorias de um ponto a outro. O meio em que se dá o transporte é que influencia o tipo de veículo a ser usado para tal e é aeste meio que se dá o nome de modal. O meio de transporte ou modal pode ser: por água - usando navios, barcaças ou barcos; por ar – aviões ou helicópteros e por terra –