Transmissão de Calor
Em física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
MODOS DE TRANSMISSÃO
Calor é uma forma de energia em trânsito de um corpo para o outro, desde que, exista, entre eles, uma diferença de temperatura. Sabemos que, de forma espontânea, o calor flui no sentido das temperaturas decrescentes, ou seja, do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura. A transmissão do calor pode ocorrer de três formas distintas: condução, convecção e irradiação(Wikipedia- Topico “Modos de Transmissão de calor)
CONDUÇÃO
O mecanismo de transferência de calor por condução se caracteriza pela transferência de energia térmica em um meio material sólido ou fluido, causada pela existência de um gradiente de temperatura.
Verifica-se,experimentalmente, que a densidade de fluxo de calor por condução é diretamente proporcional ao gradiente de temperatura. Para um processo unidimensional de condução, na direção x, pode-se escrever que: qx = -k qx é a densidade de fluxo de calor por condução na direção x é o gradiente de temperatura na direção x
K é o coeficiente de proporcionalidade conhecido como condutividade térmica do material
A densidade de fluxo de calor é a taxa de transferência de calor por unidade de área, de forma que a equação pode ser escrita como: = -k
Qx é o fluxo de calor por condução na direção x e
A é a área da seção normal ao fluxo de calor.
A equação é uma expressão unidimensional da equação de Fourier para a condução de calor que. para um caso geral, pode ser escrita numa forma vetorial como:
O sinal negativo na equação de Fourier para ac ondução de calor é devido ao fato de o fluxo de calor por condução ser no sentido contrário ao gradiente de temperatura.
O