Transmissão de calor
Denomina-se transmissão de calor à passagem da energia térmica (calor) de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação (ou irradiação).
Transmissão de calor por condução
É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade, assim, estas partículas transmitem energia para as vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior, estas por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, nao haveria a condução de calor. Portanto, a condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).
Transmissão de calor por convecção
Para ilustrarmos a convecção, imagine uma sala onde ligamos um aquecedor elétrico que está colocado no chão no centro dessa sala. O ar em torno do aquecedor se aquece, tornando-se menos denso que o restante. Com isso, ele sobe e o ar frio desce, havendo uma troca de posição do ar quente que sobe com o ar frio que desce. A este movimento de massas de fluido chamamos convecção e as correntes de ar formadas são corrente de convecção. Na sala, o ar quente (menos denso) sobe, enquanto o ar frio (mais denso) desce.
A convecção se constitui de movimentos de massa fluídas, trocando de posição. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo. Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos e vácuo.
Esse processo pode ser natural, quando é ocasionada por diferenças de densidade