TRANSISTOR erica
605 palavras
3 páginas
TRANSISTORO transistor foi construído pela primeira vez por Dr. Walter H. Brattain, Dr. John Bardeen e Dr. Willian Schockley no Bell Laboratories no dia 23 de dezembro de 1947, demonstrando a função de amplificação. INVENTORES DE TRANSISTOR
PRIMEIRO TRANSISTOR (TRANSISTOR DE CONTATO DE PONTA) PRIMEIRO TRANSISTOR DE JUNÇÃO
TRANSISTOR EM DIVERSOS TIPOS DE ENCAPSULAMENTO
CONSTRUÇÃO DO TRANSISTOR
O transistor é um dispositivo semicondutor no qual existe uma camada do tipo P entre as duas camadas tipo N (transistor tipo NPN), ou uma camada tipo N entre as duas camadas tipo P (transistor tipo PNP). A figura abaixo mostra esses tipos com sua polarização para que o transistor esteja em operação normal (chamado transistor em região ativa) e sua dimensão aproximada de cada camada.
TRANSISTOR PNP TRANSISTOR NPN
Essas camadas são denominadas de Emissor, Base e Coletor (E, B e C na figura). Como pode ser vista nessa figura, a dimensão da base é muito fina em comparação aos demais, cerca de 150 vezes menor.
O Emissor é fortemente dopado e tem a função de emitir portadores de carga para a base (elétrons no transistor NPN e lacunas no transistor PNP).
A Base tem uma dopagem média e é muito fina. Assim a maioria dos portadores lançados do emissor para a base, consegue atravessá-la, dirigindo-se ao coletor.
O Coletor é levemente dopado e, como seu nome diz, coleta (recolhe) os portadores que vêm da base. Ele é muito maior que as outras camadas, pois é nele que se dissipa a maior parte da potência gerada pelo transistor.
O transistor se parece com dois diodos de junção PN conectados, mas o funcionamento é diferente a dos dois diodos conectados justamente por essa característica de ter a camada da base muito fina.
OPERAÇÃO DO TRANSISTOR
Vamos analisar