Transgênicos
Os transgênicos estão sendo utilizados de forma indiscriminada na alimentação humana e animal, sem que estudos suficientes que comprovem a sua segurança fossem realizados. 2. Quais os danos à saúde e ao meio ambiente causados pelos transgênicos?
Até hoje, não se sabe a extensão do impacto que essas experiências genéticas podem causar ao homem e ao meio ambiente. Os impactos ambientais mais graves causados pelo cultivo de transgênicos são: a diminuição da biodiversidade; a contaminação genética (cruzamento de OGMs com plantas convencionais); o surgimento de superpragas (resistentes a herbicidas), o desaparecimento de espécies; e o aumento da utilização de herbicidas. Em relação à saúde humana, o que se sabe por enquanto é que os transgênicos têm causado um aumento de casos de alergia, principalmente entre crianças, além do aumento da resistência a antibióticos. 3. Os transgênicos reduzem a necessidade do uso de agrotóxicos?
A avaliação feita ao longo dos nove primeiros anos de cultivos dos transgênicos nos EUA mostra que nos três primeiros anos do cultivo de plantas com resistência aos herbicidas, houve uma redução na quantidade de agrotóxicos usados na agricultura daquele país. Entretanto, do sexto ano em diante a quantidade de agrotóxicos usada nas lavouras transgênicas aumentou assustadoramente. Isso aconteceu principalmente devido ao surgimento das "superpragas". 4. Alguns cientistas e órgãos de pesquisa afirmam que ainda não foi comprovado que o transgênico faz mal a saúde e ao meio ambiente. Por que discriminar a tecnologia?
Para a organização, todo produto transgênico deve passar por estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA) antes de sua liberação. 5. Como e para que a soja transgênica Roundup Ready foi modificada geneticamente?
Foram inseridos na soja Roundup Ready da Monsanto genes de várias espécies diferentes, a fim de que a planta adquirisse resistência ao