Transformação do ambiente de trabalho
- Maior competitividade nos mercados;
- Demanda de produtos ou serviços de melhor qualidade;
- Maior produtividade diante da necessidade de produzir mais com menos;
- Maior ênfase no cliente ou usuário.
Neste sentido, as responsabilidades do executivo estão mudando radicalmente, não basta ser eficiente, precisa ser eficaz. A eficácia de um líder depende de sua equipe, por isso, o líder deve ser eficiente e eficaz (Peter Drucker).
- Formar seu grupo de trabalho e escolher adequadamente as pessoas que vão trabalhar com ele. Formar e manter uma equipe bem selecionada;
- Capacitar as pessoas para que seja desenvolvido habilidades e conhecimentos.
Para Maslow (1975) o líder consegue a plena capacitação pessoal de sua equipe por meio de comunicação e da transmissão de informações, transferência de habilidades, mudanças de atitudes e desenvolvimento de conceitos e filosofias de trabalho. Com isso ele consegue uma equipe altamente preparada para a inovação e para os desafios de tarefas gradativamente mais complexas e diferentes.
Os estudos de Conger (1999, p.123) complementam que quando se pretende observa e realizar ações com o grupo de modo que promova o delineamento de atividades que viabilizem os desempenhos individuais da equipe e ao mesmo tempo potencializem transformações para atingir objetivos em grupo.
Para o autor o líder ajuda os subordinados a reformarem e redesenharem continuamente as suas tarefas e cargos para se obter e manter os niveis de satisfação profissional.
Boyett e Boyett (1999) salientam que a liderança de pessoas e de