Transformação de Unidades de medidas
SISTEMAS DE MEDIDAS, SISTEMA
INTERNACIONAL DE UNIDADES,
TRANSFORMAÇÃO DE UNIDADES
Introdução
Por que a Arquitetura precisa de sistemas de medição?
Na obra do arquiteto Vitrúvio, definem-se três os elementos fundamentais da Arquiteura: a firmitas (que se refere à estabilidade, à segurança), a utilitas (que se refere à utilidade) e a venustas
(associada à beleza e à apreciação estética). A idéia destes elementos é que projetos de Arquitetura bem desenvolvidos devem apresentar uma parte de estabilidade e segurança, unida com uma parte de utilidade e outra de beleza.
A existência de um elemento “bonito”, porém inútil ou inseguro, é questionável. Assim também o é um elemento seguro, porém esteticamente fraco. E assim também ocorre com o elemento útil, porém inseguro, por exemplo.
Introdução
Por que a Arquitetura precisa de sistemas de medição?
Todos estes conceitos estão ligados a sistemas métricos, mesmo que indiretamente.
Porém,
o conceito de estabilidade, especificamente, está totalmente voltado à solidez, à firmeza e segurança e aos conceitos advindos da resistência dos materiais.
A Resistência dos Materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre cargas externas aplicadas a um corpo deformável e a intensidade das forças internas que atuam neste corpo. Os estudos de deformação do corpo e de sua estabilidade e o entendimento do comportamento mecânico dos materiais são essenciais para fornecer equilíbrio às estruturas projetadas por arquitetos e engenheiros. Estes estudos são totalmente dependentes de unidades definidas por sistemas de medição.
Introdução
O que é metrologia?
A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia. (Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, 2008). Entre suas áreas de abrangência, está o