eletroterapia
Qualquer pessoa praticante de atividade física desde o iniciante até atletas que buscam o alto rendimento se beneficiam de um programa de fortalecimento muscular. A musculação deve ser utilizada como um verdadeiro suporte às diferentes atividades físicas propostas, potencializando as ações de músculos e conseqüentemente aumentando a capacidade nas respostas das articulações, tendões, ligamentos e da maioria dos sistemas de uma forma mais econômica e eficiente. A Preparação Especial de Força é parte integrante do processo de treinamento para qualquer modalidade esportiva.
O princípio da eletroestimulação consiste em estimular as fibras nervosas por meio de impulsos elétricos transmitidos por eletrodos. Utilizamos a tecnologia dos estimuladores Compex. Os impulsos elétricos gerados por estes estimuladores são impulsos de grande qualidade que oferecem protocolos específicos com segurança, conforto e eficácia, permitindo assim, estimular diversos tipos de fibras nervosas.
1. ESTIMULAÇÃO DO NERVO MOTOR (EMS)
Numa contração voluntária, a ordem de trabalho muscular provém do cérebro, que envia um comando às fibras nervosas sob a forma de um sinal elétrico. Este sinal é transmitido às fibras musculares que se contraem. O princípio da eletroestimulação reproduz fielmente o processo envolvido numa contração voluntária. O estimulador envia um impulso de corrente elétrica às fibras nervosas, provocando uma excitação nessas fibras. Esta excitação é transmitida às fibras musculares que dão uma resposta mecânica (contração muscular). Esta resposta muscular é totalmente idêntica ao trabalho muscular comandado pelo cérebro. Em outras palavras, o músculo não consegue distinguir se o comando vem do cérebro ou do estimulador.
Os parâmetros dos programas Compex (número de impulsos por segundo, duração de contração, duração de repouso, duração total do programa) permitem impor diferentes tipos de trabalho aos músculos, em função