O comportamento físico dos gases
Unidades de pressão, variáveis de estado, transformações, equação geral dos gases e equação de Cleyperon.
Introdução
Os gases que normalmente conhecemos apresentam característica diferentes e particulares de cada um. No entanto, se todos forem colocados a altas temperaturas e baixas pressões, eles passam a apresentar comportamentos muito semelhantes. Para fazermos o estudo sobre gases específicos ou sobre todos eles é preciso saber muitas coisas relacionadas e a física e a sua química como unidades de pressão, estado, transformações e algumas equações para se chegar ao resultado do estudo desejado.
Unidades de pressão
O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no SI. Equivale a força de 1 N aplicada uniformemente sobre uma superfície de 1 m².1
O nome desta unidade é uma homenagem a Blaise Pascal, eminente matemático, físico e filósofo francês.
Durante muito tempo a meteorologia métrica utilizou o milibar para medir pressão. Após a mudança para o Sistema Internacional (SI), muitos meteorologistas preferiram continuar usando a magnitude a que estavam acostumados e não adotaram o prefixo multiplicador quilo (x 1000) e sim o hecto (x 100).
Psi (Pound force per square inch) ou libra força por polegada quadrada, é a resultante de uma força de uma libra-força aplicada a uma área de uma polegada quadrada. Esta unidade de medida de pressão ainda é utilizada pela indústria inglesa/americana, apesar de estar sendo gradativamente substituída pelo Pa (pascal) e pelo bar visto que o PSI é baseado na unidade libra do arcaico Sistema Inglês.
Um Psi equivale a 1/14,5 avos de um bar (Psi x 14.50368 = 1 bar | 1 Psi = 0.068948 bar).
O mesmo é aproximadamente igual a 6894,801 Pa (1 bar = 100.000 Pa | 100.000/14.50368 = 6894,801 psi's)
Dentro desta unidade de medida encontramos duas escalas de medir pressão: psia e psig.
Psia: abreviação para pounds per square inch absolute – libras por polegada quadrada absoluta. É