transformaçao do espaço geografico
Introdução: Esse trabalho tem como objetivo mostrar como o homem, ao longo do tempo, foi modificando o espaço geográfico e como essas modificações tem trazido resultados produtivos e resultados negativos para o homem e para o meio ambiente.
O espaço geográfico é o lugar onde não somente o ser humano vive, mas também onde vive uma imensa variedade de seres vivos que vivem em uma interdependência entre si. No espaço geográfico, como falamos, o homem faz diversas modificações para poder sobreviver e evoluir. As ações boas levaram ao progresso e a melhor qualidade de vida para os seres vivos do planeta e as ações ruins prejudica o meio ambiente podendo não atingir o homem naquele momento, mas sim as futuras gerações.
O homem ao progredir, foi trazendo novas tecnologias, invenções, e consequentemente foi modificando o espaço geográfico.
Desenvolvimento:
Transformação do espaço geográfico e suas consequências para o planeta
O espaço está em constante transformação, sendo o homem um dos principais responsáveis por esse processo. As relações socioeconômicas estabelecidas em um determinado local configuram o espaço geográfico, alterando de forma significativa os elementos da natureza e, consequentemente, a paisagem, sendo que uma das transformações mais significativas é a industrialização.
Para a Geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.) as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas.
O Espaço Geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem podendo ser definido como sendo o palco das realizações humanas, onde ficam todas as partes do planeta para serem analisadas, selecionadas e classificadas pelas numerosas especialidades da ciência geográfica.
Na análise do ser humano a geografia cultural define o Espaço Geográfico como: lugar onde os seres vivos,