transformadores
É um aparelho que permite modificar uma DDP alternada, aumentando-a ou diminuindo-a conforme conveniência. Suas principais partes são: bobinas enúcleo de ferro. Também pode ser chamado de trafo.
2 - Defina o que é um transformador ideal.
É um transformador no qual não há perda de fluxo e o circuito magnético é fechado. Apermeabilidade magnética em um transformador ideal é infinita.
3 - Supondo que o trafo não é ideal, quais são as perdas existentes? Defina as mesmas. Perdas Joule - O material de que é feito os enrolamentos doprimário e do secundário possuem condutividade finita o que lhes dão uma resistência própria. A corrente elétrica que passa nesses condutores sofre perdas de energia que se chamam perdas Joule, que éresponsável pelo aquecimento do transformador e dos enrolamentos. Perdas por Histerese - A diferença entre o aumento e a diminuição de um campo magnético em um material ferromagnético étransformada em calor no núcleo ferromagnético. Perdas Foucault - Proveniente da boa condutividade do “núcleo ferromagnético”. Um campo magnético variável existente nesse núcleo produz correntes elétricas emformato de anéis que fazem acontecer as perdas Joule no núcleo. Perdas adicionais - Em virtude da circulação de correntes elétricas induzidas no tanque do transformador. Essas perdas são de difícildeterminação. 4 - Defina “fluxo da indução magnética”.
Indução magnética ou densidade do fluxo magnético é o número de linhas de fluxo por uma unidade de área que permeiam o campo magnético. É umaquantidade vetorial, sendo a sua direção em qualquer ponto do campo magnético. Se um circuito fechado é submetido a uma variação de fluxo magnético, haverá nele uma corrente elétrica induzida, cujosentido e intensidade dependem dessa variação do fluxo magnético.