Benefícios do exercício físico
Ano Letivo 2011/2012
8º Ano
Capacidades Motoras:
1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade 5. Coordenação
Resistência: Capacidade para suportar esforços de certa intensidade (que impliquem o aparecimento de fadiga) sem perda de eficácia de execução, por períodos mais ou menos prolongados, recuperar da fadiga inerente a esses esforços prolongados.
Aptidão Física
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a aptidão física pode ser definida como “a capacidade de um indivíduo realizar um trabalho de uma forma satisfatória e em condições determinadas”, ou seja é a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia de forma satisfatória.
Os indicadores da aptidão física manifestam-se em duas formas:
- Relacionada com a saúde (através de baixos valores de Frequência Cardíaca e Respiratória, rápida recuperação após esforço e baixa percentagem de gordura corporal);
- Relacionada com as habilidades;
Frequência Cardíaca (FC) – É o número de vezes que o coração contrai e distende por minuto. É influenciada por diversos factores, entre eles: Posição do corpo (a FC é menor se estivermos sentados ou deitados); Temperatura (quanto mais elevada é a temperatura, maior é a FC); Género (as mulheres têm uma FC mais elevada do que os homens); Idade (a FC vai diminuindo com a idade).
A Atividade Física faz baixar a FC em repouso e em exercício, aumentando a quantidade de sangue que se bombeia em cada batimento, aumentando assim a eficiência do coração pois gasta menos energia nesse trabalho.
Um indivíduo que realize atividade física de intensidade média regularmente, tem uma menor FC que um individuo com hábitos sedentários. Isto porque a prática de atividade física aumenta a elasticidade e o volume das cavidades do miocárdio, o que permite que saia uma maior quantidade de sangue, sem que o músculo cardíaco realize tanta quantidade de trabalho. Aumenta também o volume do