Transformadores
Um transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindo tensões, correntes e ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.
Inventado em 1831 por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, ou seja, ele funciona baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.
1.1Tipos de Transformadores
Transformadores Elevadores:
São transformadores utilizados no sistema de geração para elevar o nível de tensão produzida pelos geradores, normalmente dotados de dois enrolamentos.
A bobina que recebe tensão do gerador, referenciada como baixa tensão, é montada na parte mais interna do bloco, sendo que bobina que é ligada à carga alimentada pelo transformador, referenciada como alta tensão, fica na parte mais externa.
Esse tipo de transformador opera com sistema de mudança de tap sem tensão, podendo ser dotado de enrolamento específico para o sistema de regulação ou através de derivações no enrolamento de alta tensão. Geralmente são encontrados no sistema elétrico com níveis de tensão primária de até 20kV e nível secundário até 550kV.
Transformadores de Transmissão:
São transformadores utilizados em subestações para interligar linhas e sistemas em diferentes níveis de tensão. Diferentemente de transformadores elevadores, têm características construtivas mais complexas no que diz respeito ao sistema de regulação de tensão e quantidade de enrolamentos, sendo dotados de comutadores sob carga, geralmente na alta tensão, onde a mudança de tap é feita durante o funcionamento