Transformadores
Faculdade de Engenharia Elétrica
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais
Professor Bruno Henrique Mulina
TRANSFORMADORES
Alunos: Mariana Nalesso Gonçalves 11111EEL028 Caetano Alcantara Borges 11111EEL007
TRANSFORMADORES
O QUE SÃO:
Transformadores são dispositivos destinados a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito à outro, transformando tensões, correntes; e ou de modificar os valores das Impedância(relação entre o valor eficaz da diferença de potencial entre dois pontos de circuito em consideração, e o valor eficaz da corrente elétrica resultante no circuito) de um circuito elétrico.
Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos, e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas.
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO: O transformador é formado basicamente por duas bobinas com diferentes números de espiras, enroladas em um mesmo núcleo de material ferromagnético, afim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo gerado. Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado, para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento, devido ao efeito Joule. O enrolamento primário está ligado a um gerador de corrente alternada e o enrolamento secundário está ligado a uma resistência.
Quando ligamos uma corrente alternada, no enrolamento primário é produzido um campo magnético que é proporcional ao número de voltas do fio em torno do metal e a intensidade da corrente aplicada. O fluxo magnético que é produzido chega ao núcleo do braço metálico, e sem encontrar resistência chega ao enrolamento secundário. Após chegar ao enrolamento