Transformador
Faculdade Educacional Araucária – Prof. Lauro Pomianoski Junior
RESUMO
Neste experimento realizado no laboratório da Faculdade Educacional de Araucária, consiste medir o rendimento de transformadores, foi possível obter resultados bem próximos do esperado. A variação de tensão consequentemente da corrente devido ao transformador aplicou uma tensão no primário para depois colher os valores das tensões no secundário do transformador, e percebemos que a tensão foi reduzida, porem a corrente aumentou.
Palavras chave: tensão, corrente, espiras.
1. INTRODUÇÃO
No Eletromagnetismo uma lei denominada Biot Savart, estabelece que um fio retilíneo percorrido por uma corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético. O transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando as tensões, correntes e modificar os valores de um circuito elétrico. Inventado em 1831 por Michael Faraday, os transformadores são dispositivos que funcionam através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo e por necessitar da variação no fluxo magnético os transformadores só funcionam em corrente alternada. Um transformador conforme a figura 1 é formada basicamente de enrolamento formado de varias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante. O núcleo em geral é feito de um material ferromagnético e o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário, assim diminuindo perdas. Esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, os demais componentes do transformador fazem parte dos acessórios complementares.
FIGURA 1: TRANSFORMADOR
2. DESENVOLVIMENTO
Funcionamento do transformador: O principio de funcional é o fenômeno de indução eletromagnética, ligamos uma corrente alternada no