Transferência eletrônica baseada no princípio da oxi-redução
QUÍMICA GERAL
relatório nº 006
Transferência Eletrônica baseada no princípio da Oxi-Redução
Outubro/2011
Resumo
Foi elaborado um experimento que demonstra a transferência de elétrons, através do contato direto entre os reagentes em solução ou pela passagem dos elétrons intermediada por um condutor metálico; neste último caso, tratando-se de uma reação eletroquímica.
Introdução
A transferência eletrônica baseia-se no princípio da Oxi-Redução, onde Oxidação é a perda de elétrons por um átomo e redução é o ganho de elétrons por um átomo.
Para átomos metálicos a perda e ganho de elétrons é medida pelo potencial elétrico “E°” medido em volts. Todo o átomo que perde e ganha elétrons tem seu “E°”. Chama-se de transferência eletrônica ao fenômeno que ocorre quando colocamos em contato, pelo menos dois metais diferentes, em que se observa que o metal de maior E° transfere elétrons para o metal (íon metálico) de menor E°.
A variedade de reações químicas que envolvem oxidação-redução no cotidiano é surpreendente. Calculadoras, brinquedos, lâmpadas, rádios e muitos outros objetos eletroeletrônicos utilizam pilhas alcalinas para funcionarem. Outros processos como revelação fotográfica, fotossíntese, respiração, assim como os testes de glicose na urina ou de álcool no ar expirado são outros exemplos de reações que envolvem a transferência de elétrons.
1- Materiais e Metodologia
1.1) Para a realização do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
A) Palha de Aço Fina:
A diferença entre uma palha de aço mais grossa e uma mais fina, está no processo de fabricação; o grau de ajuste das lâminas de corte é que define a espessura do fio resultante. Também influi o tipo de matéria prima