Projeto humanização
I – INTRODUÇÃO
Esse projeto tem como foco a humanização no ambiente hospitalar em que trabalhamos e nossa atenção se voltará especialmente para os profissionais envolvidos no processo de cuidar. Pensamos que a humanização do atendimento não teria sentido algum, nem mesmo seria possível, sem a humanização dos sujeitos desse processo.
Falar em humanização em ambiente hospitalar pode parecer redundância, pois envolve a todo tempo seres humanos, mas o que observamos é que muitas vezes agimos de forma mecanizada e distanciada, não nos atendo ao que de fato é humano. Agir de forma humanizada, ou seja, tratar como humano, é considerar todos os aspectos que implicam em ser humano, levar sempre em conta o contexto pessoal, familiar e social. Devemos lembrar que quando estivermos falando em humanização, estamos falando de nós mesmos, de nossa história e de nosso futuro.
II – OBJETIVO
Promover uma reflexão dos profissionais sobre a questão da Humanização, gerar inquietações para que cada profissional se questione sobre a forma como tem agido, pense sobre suas relações (consigo mesmo, com os pacientes, com “outros” profissionais, com a instituição e com seu trabalho). Nosso objetivo central é gerar uma sensibilização para que nós profissionais possamos avaliar nossas condutas e se necessário mudarmos.
Pretendemos que esse projeto seja acima de tudo humanizado, então pensamos em proporcionar momentos de escuta, relaxamento e de valorização dos profissionais.
Proporcionar aos colaboradores no seu ambiente de trabalho uma vivência voltada para o auto conhecimento, expressões de suas emoções e seu potencial criativo a partir de oficinas com atividades lúdicas onde possam reconhecerem-se enquanto sujeitos humanizados numa relação com o outro de humanização.
III – JUSTIFICATIVA
Os profissionais na área de saúde tem uma grande missão: cuidar de todos que buscam os seus serviços, com amor, dedicação e