Trampo
1.1.1.
Fon
Comprimento total: 29,90m
Boca: 8,30m
Pontal: 3,25m
Local de construção:
1.1.2.
Fonte: Estaleiro
Comprimento total: 53,20m
Boca: 16,50m
Pontal: 3,40m
Local de construção:
1.1.1.
Fonte: G1 – Globo.com
Comprimento total: 53,20m
Boca: 16,20m
Pontal: 3,40m
Local de construção:
2. METODOLOGIA
A metodologia utilizada neste trabalho consiste será predominante teórico-empírica, e será realizado com ajuda de pesquisas bibliográficas, entrevistas. O conteúdo abordado embasado nas literaturas e normas existentes, sem deixar de lado informações de forma qualitativa e quantitativa.
2.1.1. Características de pesquisa As pesquisas utilizadas na fundamentação deste trabalho acadêmico foram extraídas de diversos autores por meio de livros, trabalhos acadêmicos que abordam a cerca do assunto.
1.1.1. Área de abrangência
A pesquisa realizada engloba a utilização do alumínio como material predominante na construção de embarcações de serviço e tenta estabelecer um comparativo entre o aço, que não só na nossa região, mas como no Brasil inteiro, é um dos materiais mais utilizados na construção de embarcações. Foram utilizadas fontes nacionais e também internacionais, visto que a literatura naval é pouco difundida em português.
3.1.1. Coleta e Tratamento dos Dados
Os principais métodos de coleta de dados são pesquisas bibliográficas, entrevistas e questionário. Os dados coletados serão tratados de forma qualitativa.
9. CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO
O intuito de realizar esse estudo surgiu através da observação das crescentes construções e uso de embarcações de serviços em todo o Brasil. O alumínio foi utilizado como referência, devido a suas excelentes características físicas e químicas, onde podemos destacar a leveza no qual tem o poder de diminuir custos com combustível e consequentemente reduzir drasticamente a emissão de poluentes na atmosfera terrestre.