Trama ocular
A Sociedade Americana de Prevenção da Cegueira estima que, a cada ano, ocorram mais de 2,4 milhões de lesões oculares, sendo que 55% dos casos de trauma ocular acometem indivíduos com idade abaixo de 25 anos e um terço dos indivíduos que perdem a visão por trauma ocular estão na primeira década de vida.
As causas das perfurações oculares têm variado conforme a faixa etária, mostrando uma distribuição bimodal. Entre as crianças, os acidentes domésticos e atividades de lazer compreendem a maioria dos casos. Acidentes automobilísticos, traumatismos ocupacionais e violência constituem as principais causas de lesões oculares em adultos jovens.
De acordo com a Sociedade Internacional de Prevenção à Cegueira, aproximadamente metade dos casos de cegueira poderiam ser evitados.
A proteção dos olhos também é uma necessidade fundamental por razões de ordem socioeconômica, pois os acidentes oculares são responsáveis, muitas vezes, por gerar incapacidade e limitações nos indivíduos. Nos Estados Unidos, ocorre uma média de 1.000 acidentes oculares de trabalho por dia, apesar de todo o esforço para sua prevenção.
Medidas profiláticas no ambiente de trabalho envolvem a supervisão das condições de ventilação e iluminação além do uso obrigatório dos óculos de proteção. A jornada de trabalho também não deve exceder a capacidade funcional de cada trabalhador.
No ambiente doméstico, deve-se ter cuidado com alguns materiais e produtos potencialmente responsáveis por acidentes oculares, tais como: produtos de limpeza, objetos pontiagudos e cortantes, produtos inflamáveis e plantas. Esses produtos podem provocar desde queimaduras até lesões perfurantes graves no globo ocular e devem ser mantidos longe do alcance das crianças.
Por fim, cabe ainda lembrar a importância da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança por