Trajetória
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
SONIA MARIA DA SILVA LEHMEN
TRAJETÓRIA DA SEGURIDADE SOCIAL
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Camaquã
2009
sonia maria da silva lehmen
TRAJETÓRIA DA SEGURIDADE SOCIAL
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Políticas Sociais III.
Orientadora: Profª. Edna A. C. Braun.
Camaquã
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade fazer uma análise sobre a seguridade social do Brasil, conhecendo sua trajetória e as mudanças e retrocessos que ela sofreu ao longo da história.
DESENVOLVIMENTO
O homem sempre buscou atualizar-se conforme o desenvolvimento e mudanças de cada época, procurando adaptar-se e ao mesmo tempo conquistando e garantindo seus direitos perante uma sociedade que esta sempre em transformação. A busca para a seguridade social foi sempre uma meta do homem que dependia da benevolência das casas de caridade (Santa Casa de Misericórdia) e ações assistencialistas organizadas por religiosos e adeptos a caridade que atenuavam suas necessidades, sempre houve e sempre haverá lutas constantes entre o proletariado e o capitalista em busca de uma equidade. Houve no Brasil movimentos sociais buscando melhores condições de sobrevivência, pois as jornadas de trabalho eram exaustivas, onde crianças, mulheres e imigrantes eram explorados pelos empregadores, pois a Constituição de 1891 pregava a não interferência do Estado no mercado e nas relações de trabalho, portanto a legislação trabalhista não existia, essas questões eram atendidas pelo código penal onde ficaram conhecidas questões sociais como caso de policia. A política do estado brasileiro sofreu modificações a partir