trajetoria
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ARTHUR ATOS, ELIETE EVELYN, HOMERO NOVAES E THAIS HESPER.
PILHAS EM NOSSO COTIDIANO
SALINAS DA MARGARIDA – BA
08 DE NOVEMBRO DE 2013
ARTHUR ATOS, ELIETE EVELYN, HOMERO NOVAES E THAIS HESPER
PILHAS EM NOSSO COTIDIANO
Trabalho apresentado ao Ensino médio à disciplina de Química, para fins avaliativos.
SALINAS DA MARGARIDA – BA
08 DE NOVEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO As baterias e pilhas se tornaram indispensáveis para os dias de hoje, cada vez mais os equipamentos necessitam de uma fonte móvel de energia. É muito difícil encontrar alguém que não utilize um celular, relógio ou computador portátil, e com este numero crescendo cada vez mais, tornam-se evidentes as limitações destas fontes. Os problemas mais comuns notados pelos usuários destes aparelhos são os curtos períodos de tempo que as baterias mantêm carga, o fato de que as baterias perdem gradualmente a capacidade de recarga e a dificuldade na hora descarte, pois possuem materiais nocivos ao meio ambiente. Tendo em vista esta realidade, o que fazer para tornar estes equipamentos mais duráveis? Que materiais utilizar para que os mesmos não agridam tanto o meio ambiente?
Nesse contexto, a utilização de pilhas e baterias é de fundamental importância na economia atual. A crescente demanda energética exige equipamentos mais modernos e eficientes e ao mesmo tempo ecologicamente corretos. Isso implica em estudos aprofundados em materiais e tecnologias novos, que possam ao mesmo tempo ampliar o tempo de vida útil dos equipamentos, sem agredir o meio ambiente após seu descarte e sem aumentar o seu custo final para o consumidor.
Atualmente já se observa a utilização de alguns materiais alternativos, mas a produção em larga escala ainda é baseada nos modelos tradicionais. O custo mais elevado e disponibilidade de materiais mais nobres para a fabricação de