trainner
Girlaine Souza da Silva ALENCAR (1); Francisco Hugo Hermógenes de ALENCAR (2)
(1) IFCE, Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 – Planalto – Juazeiro do Norte – CE, Fone/Fax: (88) 2101-5300, girlaine@ifce.edu.br (2) IFCE, Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 – Planalto – Juazeiro do Norte – CE, Fone/Fax:
(88) 2101-5300, alencarfam@gmail.com
RESUMO
Este documento apresenta a expansão do mercado mundial da floricultura e a necessidade da adequação dos produtores de flores e plantas ornamentais ao novo paradigma de consumo: a certificação de produtos obtidos dentro da sustentabilidade ambiental e social, para atender a mercados mais conscientes e exigentes.
Palavras-chave: certificação, mercado, floricultura.
1.
INTRODUÇÃO
Este artigo objetiva mostrar a importância da adequação dos floricultores que pretendem exportar os seus produtos, ao novo paradigma do setor: produzir dentro da sustentabilidade. Pois o mercado mundial de produtos da floricultura está em franca expansão, entretanto é um ramo que causa considerável impacto ao meio ambiente devido ao uso de agrotóxicos e uso dos recursos naturais. A crescente conscientização ambiental fez surgir mercados mais exigentes no que se refere a produtos certificados. Levando os países que certificam seus produtos a conquistarem uma posição mais vantajosa no mercado internacional.
2. A expansão dos produtos da floricultura no mercado mundial
De acordo com o IEA (2004), os países exportadores de flores estão espalhados pelo mundo, porém os mais importantes localizam-na na Europa e no continente americano. Quanto aos importadores, localizam-se basicamente no Hemisfério Norte (Mapas 1 e 2).
Mapa 1 – Principais países exportadores de produtos da floricultura no mundo (2000)
Fonte: IEA (2004)
Mapa 2 – Principais países importadores de produtos da floricultura no mundo (2000)
Fonte: IEA (2004)
A floricultura está em expansão no mercado mundial.