tracoma
Tracoma é uma doença oftalmológica infecciosa, de etiologiabacteriana, altamente contagiosa, que compromete a córnea e aconjuntiva, podendo levar à cegueira. QUAIS SÃO AS CAUSAS DO
TRACOMA?
Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante, que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada pela bactéria Chlamydia trachomatis
A transmissão é feita pelo contato direto com as secreções oculares, nasais ou bucais de uma pessoa afetada, através de objetos em contato com essas secreções e até mesmo por meio de insetos.
QUAIS SÃO OS
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO
TRACOMA?
O período de incubação varia entre cinco e doze dias.
Nas fases iniciais, quando os sinais se manifestam, o tracoma assume a forma de uma ceratoconjuntivite folicular bilateral crônica com hiperplasia papilar (papilas aumentadas). Os principais sintomas são sensação de corpo estranho nos olhos, prurido (coceira), lacrimejamento, irritação, ardor, secreção mucopurulenta, hiperemia (olhos vermelhos) e edema palpebral (inchaço).
A repetição das infecções provoca cicatrizes especialmente na conjuntiva que reveste a pálpebra superior, que a deformam. A evolução do quadro é marcada por complicações como o entrópio (margem da pálpebra voltada para dentro do olho), a triquíase (inversão dos cílios que tocam o globo ocular), a opacificação da córnea e a obstrução lacrimal.
O atrito provocado por essas deformações pode produzir úlceras na córnea responsáveis pela perda progressiva da visão e cegueira.
COMO O MÉDICO DIAGNOSTICA O
TRACOMA?
O diagnóstico do tracoma pode ser feito clinicamente por meio de seus sinais e sintomas e complementado por meio de material coletado por raspagem da conjuntiva e corado para saber se há inclusões citoplasmáticas típicas das clamídias. Pode-se também fazer uma sorologia com pesquisa da presença de anticorpos específicos.
COMO O MÉDICO TRATA O
TRACOMA?