Tracoma
TRACOMA
INTRODUÇÃO O tracoma é uma doença ocular que produz alterações características, é causada pela bactéria Chlamydia tracomatis, uma bactéria gram-negativa dos sorotipos A, B Ba e C .Também conhecida como conjuntivite granulomatosa, o tracoma é a principal causa de cegueira curável do mundo e está na lista das doenças negligenciadas, pois está relacionado às más condições de higiene e saneamento básico, atingindo, portanto, populações menos desfavorecidas. No Brasil ocorre principalmente no sertão nordestino e em cidades no interior dos Estados (Oftalmologia clínica, 2005).
HISTÓRICO DA DOENÇA Casos de tracoma são registrados desde os tempos primórdios como, por exemplo, referências no Egito (século XIX A.C.), Grécia (século V A.C.) e Roma (século I A.C.). Na idade média era abundante no mundo islâmico e na Grécia e a partir de meados do sec.XIX foi disseminado para o mundo. Provavelmente esta doença tenha sido trazida para o Brasil com a deportação de ciganos no sec.XVIII e já foi considerado um importante problema de saúde até metade do séc.XX. Hoje em dia, apesar da diminuição, ainda existem vários casos desta patologia no país, entretanto, na Europa esta doença foi praticamente erradicada, isto se deve às boas condições de higiene e saneamento básico. (Secretaria de Vigilância em Saúde /MS)
AGENTE ETIOLÓGICO Segundo o JORNAL BRASILEIRO DE PATOLOGIA E MEDICINA LABORATORIAL (2002), o tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis.Esta bactéria também é responsável por outras patologias como doenças do trato urogenital, linfogranuloma venéreo (LGV), conjuntivite de inclusão e pneumonia no recém-nascido. A Chlamydia é uma bactéria gram- negativa pertencente à família chlamydiaceae,ela é uma bactéria imóvel com ciclo de desenvolvimento bifásico e replicação dentro de vacúolos na célula hospedeira, sua divisão binária começa 8 horas após sua entrada na célula.Por ter vida obrigatoriamente