Trabvalho
Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) os russos haviam sido aliados dos alemães, mas devido a Revolução de 1917 estes tiveram que abandonar a guerra. Mesmo assim, devido a ajuda destes no passado, Hitler preferiu não declarar guerra a Rússia, embora que a mesma se mantivesse neutra neste novo conflito.
A situação mudou dois anos depois, quando as tropas alemãs começaram a avançar pelo território da Polônia, indo em direção aos domínios russos. Não tardou para que os alemães quebrassem o pacto de não-agressão, então como resposta Stálin declarou guerra à Alemanha. Ainda no mesmo ano, em 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base americana em Pearl Harbor no arquipélago do Havaí. Em resposta a este ataque, os Estados Unidos ingressaram na guerra no ano seguinte. Assim pelos três anos seguintes, os americanos passaram a cooperar com os soviéticos para derrotar os nazistas os quais eram a principal ameaça, já que o fascismo estava em decadência.
Em 28 de novembro de 1943, os chamados "três grandes" se reuniram na cidade de Teerã, capital do Irã, para discutirem acerca do futuro da guerra. Esta fora a primeira vez que o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e o primeiro ministro da URSS Joseph Vissarionovich Djugashvili (Stalin) se reuniram.
Basicamente a Conferência decidiu a invasão da Europa ocupada através do Canal da Mancha e determinou que o norte da França fosse a área escolhida para o desembarque aliado. Outra resolução importante - acertada num acordo secreto dos "três grandes" - foi o reconhecimento da chamada Linha Curzon
A resposta da Conferência em Teerã veio no ano seguinte. Em 6 de junho de 1944 ocorreu o desembarque das tropas Aliadas nas praias da Normandia em território francês. Tal acontecimento ficou conhecido como o Dia D. O front ocidental da Alemanha começou